A fragmentação ocorrida na Ásia meridional, que deu origem a vários países independentes, foi consequência dos conflitos entre as classes dominantes dos diferentes grupos étnicos, cada qual com seu próprio idioma religião.
A convivência de culturas diferentes nessa porção do continente asiático tem sido conflituosa, ocasionando com frequência lutas violentas e um grande número de mortes. Existem atualmente graves problemas étnicos no Paquistão e no Sri Lanka, além daqueles que ocorrem, como vimos, na Índia.
Paquistão
As minorias étnico-religiosas que vivem no Paquistão são objetos de discriminação por parte dos muçulmanos - a imensa maioria da população.
Os urdus (povo de origem indiana), em especial, têm protestantes contra a discriminação de que são vítimas em relação a empregos, vagas nas universidades, cargos políticos, etc. Desde a década de 1970, violentos choques entre urdus e muçulmanos vêm ocorrendo no Paquistão.
Sri Lanka
No Sri Lanka há um forte movimento separatista representado pela minoria tâmil. Os tâmeis concentram-se principalmente na península de Jafna, norte do país.
Um importante movimento guerrilheiro de origem tâmil vem lutando, desde 1983, contra o exército do Sri Lanka, obtendo significativas vitórias na parte norte da ilha. Esse fato - juntamente com a atuação da Índia, favorável ao separatismo tâmil - vem provocando no governo do Sri Lanka uma disposição de negociar e conceder a autonomia a esse povo, criando assim a pátria tâmil.
FONTE (texto): Apostila Ser (Abril educação) 8ºano
FONTE (imagem): http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI3768533-EI8143,00-Sri+Lanka+prova+incapacidade+de+Obama+dizem+especialistas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário