terça-feira, 30 de outubro de 2012

Curiosidades

O cinemaHollywood indiana surgiu na Índia em 1940, na época da separação com Inglaterra e necessidade de uma formação cultural.

Na Índia existem também os sem castas: Dalitis (intocáveis). São considerados literalmente nada para sociedade indiana. São poeira nos pés dos Brahma.
Características especiais que distinguem a melhor cerâmica indiana são a estrita subordinação da cor e da ornamentação à forma.
Caxemira é notável por seus chales de lã de rico colorido; Surat, em Gujarat, é famosa por suas sedas estampadas; e Ahamadabad e Varanasi, junto com Murshidabad, em Bengala ocidental, produzem suntuosos brocados.







quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Aspectos gerais do Sul da Ásia (subcontinente indiano)


O Sul da Ásia é um conjunto regional que vai do Paquistão, a oeste, até Mianmar, a leste abrangendo a Ídia, o Sri Lanka, as Maldivas, o Nepal, o Butão e Bangladesh. Dois desses países são insulares:o Sri Lanka e as Maldivas.
Essa é uma das regiões mais pobres do mundo e todos os seus países apresentam baixíssima renda per capita.A maior renda desse conjunto regional é as das Maldivas:2 441 dólares. As menores são a de Bangladesh e ado Nepal:401 e 322 dólares, respectivamente.
São altos os níveis de pobreza e subnutrição nessa parte da Ásia. Apenas a Índia apresenta um certo grau de industrialização, porém insuficiente se considerarmos sua imensa população.
O relevo dessa região  é montanhoso ao norte. Existe  aí um prolongamento da cordilheira do Himalaia  que apresenta as maiores altitudes da superfície terrestre. País como Nepal e Butão, situados no norte desse conjunto, são quase totalmente montanhosos.
Ao sul as altitudes são menores, com a alternância entre planaltos e planícies, destacando-se a planície Indo-Gangética constituída pelas bacias dos rios Indo e Ganges, os mais importantes dessa região.
O clima do Sul, assim como o do Sudeste da Ásia, é o mais úmido do globo, com chuvas abundantes no verão e um forte calor tropical. É o chamado clima monçônico, resultado dos ventos de monções, que mudam de sentido durante o ano.
No verão, eles vêm do oceano Índico para o Sul e para o Sudeste Asiático, onde a pressão atmosférica está baixa. No inverno, eles sopram em sentido contrário, saindo da Ásia por causa das elevadas pressões atmosféricas que aí prevalecem.
As monções de verão, que se dirigem ao continente asiático, são muito úmidas, provavelmente chuvas abundantes na Índia especialmente.
FONTE:Apostila SER(abril educação)8° ano
FONTE (imagem): 10emtudo.com.br

População e diversidades étnicas


Os países do Sul da Ásia são densamente povoados.
A Índia  que possui o maior território nacional dessa região, com 3.287.263 km ² é o  segundo país do mundo em população, tendo atingido em 2007 mais de 1,1 bilhão de habitantes.
Também Bangladesh, com 158,6 milhões de habitantes ( 2007), e o Paquistão, com 163,9 milhões de habitantes (2007), estacão entre os dez mais populosos do mundo. A imensa maioria da população desses países vive no meio rural, especialmente próximo ao litoral e na planície Indo- Gangética.
É muito grande a diversidade étnica no Sul da Ásia quanto á origem da população, cor da pele, idiomas falados, religiões, etc. Por exemplo, na Índia, além do inglês( idioma usado pelos grupos étnicos de língua materna diferente) e do hindi ( falado por 35% da população total), há outras quatorze línguas consideradas oficiais (o telugu, o bengali, o marati, o kannada, o caximíri, oriya, o sindi, o punjabi, o sânscrito e o tamul).
Além disso, existem inúmeros idiomas falados por manorias étnicas, estima-se que 1.600 línguas sejam faladas no território indiano.
No Paquistão, o inglês e o urdu são os idiomas, mas o urdu é utilizadopor somente cerca de 10% da população. Existem outras línguas faladas por grupos étinicos, das quais as mais importantes são o punjabi, o pusthtu, o sindi e o baluche.
FONTE: Apostila Ser ( Abril educação) 8º ano

Economia


Com excessão da Índia, que possui uma atividade industrial expressiva para um país do Sul, a economia dos países do Sul da Ásia em geral baseia-se na agricultura.
Os principais produtos cultivados são: chá, algodão, trigo, juta, arroz, tabaco, milho e cana-de-açúcar,
Existem algumas áreas com enormes monoculturas, voltadas para a exportação. São as plantations, cultivadas desde a época em que os britãnicos colonizaram essa região. O chá, o tabaco e o algodão são produtos típicos para o mercado externo.
Nessa região asiática também ocorre um dos grandes problemas do Sul: os melhores solos são usados para cultivos de exportação, e os piores são destinados à produção de alimentos para consumo interno. Índia, Bengladesh e Paquistão, países muito populosos, apresentam problemas de insuficiência alimentar em larga escala.
FONTE:Apostila SER(abril educação)8° ano
FONTE(imagem):grupogeografia.wix.com

Índia


O subcontinente indiano, que tem a forma de um triângulo, é atravessado pelo Trópico de Câncer praticamente no meio de  seu território e ocupa uma enorme planície (Indo-Gangética), onde encontramos algumas das maiores densidades demográficas de todo o mundo.  Ao norte, na Cordilheira do Himalaia, encontram-se picos com altitudes superiores a 6 000m; do centro do território em direção ao oceano Índico, localiza-se o planalto do Decã.
Com 3 287 263 km² e mais de 1,1 bilhão de habitantes (2007), a Índia só perde para a Rússia, Canadá,China, Estados Unidos,Brasil e Austrália em superfície territorial. E, em população, apenas para a China: é o segundo Estado mais populoso do mundo.
Mas o desemprego de sua economia deixa muito a desejar no que se refere ás condições de via de sua população: seu PNB é de cerca de 775 bilhões  de dólares  o que corresponde aproximadamente ao PNB brasileiro. A expectativa de vida da sua população é de 64 anos, a taxa de analfabetismo está entre as maiores do mundo: 26,5% entre a população masculina de 52% na feminina.
A precaridade das condições de vida da população indiana se agrava ainda mais quando levamos em conta as profundas diferenças étnico-religiosas, econômicas e políticas entre as várias regiões da Índia. Sua organização politica é um complicar importante: a  Índia é uma república federal, formada por 25 estados e 7 territórios, em que o governo central (mais conhecido como Centro) se impõe aos estados federais, pois eles dependem financeiramente do Centro. Os estados-membros, por sua vez, disputam entre si benefícios do Centro; por exemplo incentivos para a industrialização. Em alguns deles, porém, a disputa maior decorre dos recentes problemas ligados ao abastecimento de água para a irrigação, vital para a atividade agrícola em algumas regiões do país (mais de 70% da população indiana ainda vive no campo).
De qualquer maneira, não podemos compreender as enormes desigualdades dessa população se não estudarmos o sistema de castas.
Longe de serem causadas apenas por fatores político-econômicos, como ocorre em quase todos os países do mundo, essas diferenças na índia são geradas sobretudo pelo nascimento e pelas tradições.
FONTE: Apostila SER (abril educação) 8° ano
FONTE(imagem):cirandadoingles.blogspot.com

O papel da religião


As religiões predominantes nessa região da Ásia são:
  • hiduísmo, praticado especialmente na Índia por cerca de 82% da população e no Nepal (86,2%), e também por minorias no Sri Lanka e em Bangladesh;
  • muçulmanismo ou islamismo, predominante em Bangladesh, nas Maldivas e no Paquistão;
  • budismo, predominante no Sri Lanka, no Butão e em Mianmar, e também praticado por minorias na Índia, no Paquistão e em Bangladesh.
Entre as religiões minoritárias destacam-se o cristianismo-seguido por minorias no sudeste da Índia-e principalmente o siquismo-adotado por pavos siques na região do Punjab,norte da Índia. Nessa região são frequentes conflitos entre siques e hinduístas por motivos religiosos.
A religião nessa parte da Ásia é um elemento muito importante, pois desempenha um papel político fundamental em todos os países.As diferenças religiosas entre os povos são um dos principais motivos de grande parte dos conflitos armados e dos movimentos separatistas que aí ocorrem, bem como da divisão da antiga Índia em três países independentes:Índia, Paquistão e Bangladesh.
FONTE (texto): Apostila Ser (Abril educação) 8ºano
FONTE (imagem):  portaldigidesign.com.br

Rio Ganges


O Ganges tem um valor espiritual para as pessoas que seguem o hinduísmo, vários desses seguidores tomam banho nas águas do rio, acreditando que ele tem a capacidade de purificar todos os pecados.
No rio Ganges jogam cinzas,cadáveres de pessoas que morreram,sendo assim,há um ritual:ao amanhecer as pessoas tomam banho nas águas do ria Ganges.
Atualmente o rio Ganges esta poluido,pois ele é a saida de 32 esgotos e tambem por causa dos cadáveres .Porem nos dias de hoje, um sacerdote hindu está trabalhando para combater toda essa poluição. Formado no curso de hidráulica, o sacerdote luta para que o Governo implante um sistema de tratamentos de resíduos, o que resolveria toda essa situação. Esse sistema que poderia ser implantado utiliza a força da gravidade para mandar as impurezas do rio para fora dos limites da cidade, que com o tempo seriam decompostos por bactérias.
Para a população que habita as suas margens,ele tem uma importancia fundamental:dele que retiram a água e os alimentos que consomem,e a chuva os favorece muito,pois quando chove o rio enche mais,alagando as margens proporcionando a fertilização dos solos,ótimo para o plantio.
FONTE (imagem): topicos.estadao.com.br

Controle de natalidade


Em 1951, a Índia tinha uma população de pouco mais de 360 milhões de habitantes. Em 2003, contava com 1,065 bilhão, o que mostra que a população cresceu mais do que o dobro desde a independência. De fato, durante as quatro primeiras décadas de sua existência como Estado independente, a Índia apresentou uma taxa elevada de crescimento da população: 2,3% ao ano.
Assim, o governo indiano começou a realizar intensas campanhas pelo controle de natalidade , resultaram em pequena redução nos índices de natalidade do país. As principais medidas tomadas foram:
  • Intensas propagandas dos métodos anticoncepcionais;
  • Esterilização em massa de milhões de mulheres e homens pobres;
  • Proibição ás famílias de baixa renda de terem mais de dois filhos.
Isso, porém não diminuiu a fome e a subnutrição crônicas da população.
Paralelamente ao controle da natalidade, deveriam ter sido realizadas mudanças radicais na economia, visando á melhor distribuição social da renda- uma ampla reforma agrária, por exemplo-, que poderiam elevar os padrões de vida da população, em  geral, diminuindo ou eliminando a insuficiência alimentar.
FONTE (texto): Apostila Ser (Abril educação) 8ºano
FONTE (imagem): jornaldelondrina.com.br

Desemprego na Índia


O índice de desemprego na Índia foi de 7,2% em 2007.
Country2002200320042005200620072008200920102011
Índia8,89,59,28,97,87,26,810,710,89,8

Conflitos étnicos-territoriais no Paquistão e no Sri Lanka


A fragmentação ocorrida na Ásia meridional, que deu origem a vários países independentes, foi consequência dos conflitos entre as classes dominantes dos diferentes grupos étnicos, cada qual com seu próprio idioma  religião.
A convivência de culturas diferentes nessa porção do continente  asiático tem sido conflituosa, ocasionando com frequência lutas violentas e um grande número de mortes. Existem atualmente graves problemas étnicos no Paquistão e no Sri Lanka, além daqueles que ocorrem, como vimos, na Índia.

Paquistão

As minorias étnico-religiosas que vivem no Paquistão são objetos de discriminação por parte dos muçulmanos - a imensa maioria da população.
Os urdus (povo de origem indiana), em especial, têm protestantes contra a discriminação de que são vítimas em relação a empregos, vagas nas universidades, cargos políticos, etc. Desde a década de 1970, violentos choques entre urdus e muçulmanos vêm ocorrendo no Paquistão.

Sri Lanka

No Sri Lanka há um forte movimento separatista representado pela minoria tâmil. Os tâmeis concentram-se principalmente na península de Jafna, norte do país.
Um importante movimento guerrilheiro de origem tâmil vem lutando, desde 1983, contra o exército do Sri Lanka, obtendo significativas vitórias na parte norte da ilha. Esse fato - juntamente com a atuação da Índia, favorável ao separatismo tâmil - vem provocando no governo do Sri Lanka uma disposição de negociar e conceder a autonomia a esse povo, criando assim a pátria tâmil.
FONTE (texto): Apostila Ser (Abril educação) 8ºano
Civis atravessam um rio para fugir do confronto entre exército e rebeldes tâmeis no Sri Lanka. Foto: AP
FONTE (imagem): http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI3768533-EI8143,00-Sri+Lanka+prova+incapacidade+de+Obama+dizem+especialistas.html